segunda-feira, 10 de outubro de 2022

e a melancolia brinca _^_ branco

 


a primeira vez que a vi
ela estava sentada no meio fio
vestia uma túnica longa
e de cor indefinida
era noite e a chuva tinha passado
tentando iniciar conversa
eu disse um oi
ela virou-se vagarosamente
e pude perceber o seu olhar
— bem
eu nunca havia visto tanta dor 
em um olhar 
perturbado balbuciei
meu nome é branco
ela — ainda me fitando — sussurrou
o meu é melancolia

a lua surgiu entre as nuvens
algumas estrelas também
e enquanto eram refletidas
no asfalto molhado
ela começou a me contar
sobre sua vida
— vida desalento 
falou ter muitas irmãs
e que elas — em conseguindo um amigo 
transformavam-se em companheiras
inseparáveis e leais
contou-me muitas outras coisas
— coisas abatidas 
em contraponto
contei sobre mim
— eu era tão jovem então 
coisas inconsequentes alegres ingênuas
e assim
um elo foi se formando
transformando-nos em um estranho casal
e ela dizendo-se cansada
pediu-me que a carregasse

e o tempo foi passando tão rápido
eu aprendendo enquanto carregava
minha amiga nas costas
íntimos
aprendemos brincar
e nessa brincadeira
por vezes
ela me põe calado
eu — ao contrário 
jamais consegui fazê-la rir
mas tenho comigo
antes que finde o tempo
farei aqueles olhos brilharem
ao menos uma vez

me lembro disso tudo
pois nesta noite
estou andando por uma rua úmida
cujo asfalto reflete as luzes dos postes
— se por acaso
sua janela estiver aberta
e você olhar para fora
poderá ver 
a silhueta de um patético quasímodo
mas não se assuste
é apenas um homem 
 eu 
que caminho carregando
uma velha amiga nas costas
percebendo que a cada dia 
ela fica mais pesada
conto uma piada ela não ri 
e corresponde 
— deixando-me prostrado e tranquilo 
sussurrando incessantemente em meu ouvido
despertencimento
  despertencimento 





ilustração: Luc-Olivier Merson
© 2022 do autor

25 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Com certeza você é o poeta do tempo. E este tem uma sutileza especial, a passagem entre a inocência e o momento em que a melancolia se apodera totalmente. Sutil, gemtil e sublime.
Bravo!

Anônimo disse...

Maestro. Espera sempre vale a pena.

Daniel Cruz disse...

Poucas vezes um sentimento descrito tão diretamente e, ao mesmo tempo, de maneira tão velada. Coisa de gente grande, de Poeta Maior.

Anônimo disse...

É de tirar o fôlego. A cada dia se superando.

Anônimo disse...

Meu amigo poeta...cada vez melhor

Anônimo disse...

Uma singela poesia capaz de nos colocar no lugar da personagem... Muito bom.

Daniela Lara disse...

Uma singela poesia capaz de nos colocar no lugar da personagem… Muito bom.

R.E.S. disse...

Poético. A poesia no que tem de melhor.

Nádia Coldebella disse...

Caraca! É verdade, nunca se pode faze- lá sorrir, mas ela sempre pode te calar... Muito profundo, Branco! Obrigada por compartilhar!

Anônimo disse...

Mergulhar em um oceano profundo, o qual confundimos com um lago sereno a primeira vista. Assim é você. Brilhante!

Jairo disse...

Tudo a ver com o que muitos estão passando nos dias de hj. Cada vez melhor na poesia meu amigo!

Márcio Arruda disse...

Lindo. Como sempre nos faz pensar.

Walter Rodrigues disse...

A mais pura poesia. Perfeita. Um presente.

Anônimo disse...

Sem fôlego.

Anônimo disse...

Lindo! Sutil melancolia!32👏👏👏

Camilian disse...

Muito lindo! Quanto cuidado com as palavras. parabéns!

Anônimo disse...

Que lindo, se superando a cada dia👏👏👏

Alessandra Calil disse...

Como sempre se superando...
Bela poesia👏👏👏

Anônimo disse...

Acho ótimo esse passar dos anos. É previlégio!

Anônimo disse...

Vc falou magistralmente de uma das assombrações mais assustadoras, o fantasma da melancolia. Li olhando atrás dos meus ombros de vez em quando, com medo de encontrá-la. Um conto do desassossego. Como disse, magistral

Anônimo disse...

Parabéns Wilson

Elaine Martins Franco

O. Arantes disse...

Meu Mestre e amigo. Cada vez melhor. Como mesclar melancolia e beleza? Somente Mestre Branco! Parabéns! Abraço e obrigado pelo prazer da leitura.

Anônimo disse...

Sou o Conrado......gostei muiito... parabéns

Anônimo disse...

Aqui Regina..... parabéns.....lindo!

Carla Dias disse...

As companhias que nos escolhem, não? Como sempre, um mergulho no SER. Mais uma lindeza, Branco! Beijos.