segunda-feira, 22 de agosto de 2022

1959 _^_ branco

 




não tem sido fácil

desde o abandono

das águas mornas

que me alimentavam

ser empurrado para a claridade

— para a luz 

todos

— exceto ela 

sorriam e comemoravam

enquanto eu estranhava tudo aquilo

sou aquele que ficou afastado por 4 dias

esperando pelo aconchego dos braços ausentes

e desde então

tenho aprendido muitas coisas

por isso

preste atenção ao que digo

atente-se as cartas que você tem na mão

pois o jogo começa

somente após você ser derrotado


que a vida continua

— suponho que você e eu — já sabemos

crescendo pelas estações — que passam 

folhas nas árvores flores caídas

— pelo caminho 

às vezes você esbarra em alguns vasos

e os derruba

— mas 

por muito que você tente colar

nunca voltarão a ser os mesmos

e não lhe será permitido esquecer

pois existirá sempre um idiota

falando sobre isso

então você convida

 a fada para dançar

sob a luz de candelabros de prata

que refletem seu vestido verde

e assim bailando

tenta não pensar

enquanto no quarto escuro

o cavalo o espera

para montar em seu dorso


durante algum tempo

a vaidade me levou a juntar palavras

tentando recuperar nos poemas

o que deveria ter sido enterrado

mas percebi — a tempo 

que estava me transformando

em um bastardo letrado

contando — com ares de superioridade 

as minhas mentiras

e recebendo tapinhas na costas

de pares adormecidos

— mas como já foi dito 

percebi

— acordei — 

e estou pronto para seguir meu caminho

de maneira impar 

acredito que aprendi o bastante

para poder te dizer

que se a vida é um filme

a felicidade é um frame

e não culpe a sorte

— ou falta dela 

ouça este homem vestido em dourado

pois desde o expurgo

não sabíamos quantas pedras

existiriam neste longo caminho

que nos leva de volta para casa



©2022  do autor

ilustração web

arte p. a.int
















 

21 comentários:

Walter Alves disse...

Como sempre, reflexões profundamente belas e realistas.

Anônimo disse...

A cada dia você se supera Wirçao.

Álvaro Mansour disse...

Adorei!!!! Como sempre, uma ótima surpresa literária. Obrigado por compartilhar comigo

Anônimo disse...

Lindo, lindo.

Anônimo disse...

Top, parabéns 👏👏👏
Elaine Franco

Renato Ortiz disse...

Nunca é tarde para se acordar, e fazer uma profunda reflexão… quem sou eu realmente?
Olhe-se no espelho da vida e se faça esta pergunta, observe as múltiplas respostas que se escondem dentro deste universo.
Você é o CARA da sua VIDA.
Parabéns.

Carlos Eduardo disse...

O Mago do Tempo. Está tudo colocado de maneira poética, suas aversões aos acadêmicos, as sutis colocações do sobrenatural, a psicodelia delirante, sempre reescrevendo suas convicções de maneira brilhante. Bravíssimo!

Jorge Khater disse...

Surpreendentemente bonito a cada revelação.

Anônimo disse...

Excelente! 👏

Anônimo disse...

Novamente um começo de semana que você faz valer a pena. Obrigado por compartilhar.

Leda disse...

Poderíamos… Evoluir com os toques suaves do tempo… Contudo, de fato a evolução acontece com os percalços da vida.

Osmar Andrade disse...

Boa tarde, amigo. Este texto e lembrou muito Duas Torres. A vida do princípio ao fim. Ótimo ver um poeta se reescrevendo, se adicionando. Lindo!

Mauro Barbieri disse...

Gosto muito dos seus escritos. Continue me convidando.

Anônimo disse...

Enigmático em alguns trechos. Para ler várias vezes.

Anônimo disse...

Estou eu aqui, com minha xícara de chá - conforme prometido - a ver a dança com a fada vestida de verde, e essa imagem não sai de minha cabeça e isso é bom demais...

Márcio Faria disse...

Como o próprio Mestre Branco diz, é uma poesia para os iniciados. Lindamente escrita.

Tereza Lima disse...

Lindo, me passa várias sensações, a fada, o quarto escuro, como sempre perfeito.

Carmen Lucia disse...

Lindíssimo, adorei.
Cada vez, vc se supera mais e mais. Parabéns...👏👏👏👏

Ana disse...

"Então você convida a fada para dançar..." adoro essa imagem. Talvez um dia eu pinte. No meu coração, só gratidão.

sergio geia disse...

Show, amigo 👏👏👏

Carla Dias disse...

Branco, como é bom ler seus poemas, seus escritos. <3